sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ficar um dia inteiro sem falar. Será que dará certo?

Essa era minha proposta para sexta-feira santa. Logo de manhã foi fácil, eu tinha dormido muito tempo e muito bem após uns alongamentos na madruga anterior, e quando acordo fico meio desligado do mundo. Minha família já estava acostumada. No decorrer do dia que a coisa foi complicando.


Ah! é difícil hein...


Por eu não ter avisado meus pais, obviamente eles vieram conversar comigo. Com minha mãe foi fácil, não precisava falar nada, era só ouvir, ouvir e mais ouvir. Mulheres. Já com meu pai a história era outra, eu tinha que responder pelo menos um aham ao que ele falava e fazer sinal de não, sim, mais ou menos com o corpo. Em fim, dei uma enrolada, mantendo a proposta.

Levei bem a manha, fui tocar violão, teclado, assistir televisão, estudar. Até que chegou a hora do almoço. Foi nesse estágio do dia que me tive uma vontade quase incontrolável de falar. Algum comentário, correção, fatos do meu dia, seja o que fosse eu tinha que falar. A vontade era tão grande que me deprimia não a satisfazer e surgia uma ansiedade que quase me fez desistir. Era como ficar sem respirar. No inicio enrolar meus pais foi fácil, mas nessa hora. Meu pai nem estava ligando. Mas minha mãe...

Ela começou a perguntar por que eu estava triste, olhando pra baixo sem falar nada. Ela começou a falar de comprar uns livros pra levantar minha auto-estima. Nessa hora eu comecei a dar risada, bastante mesmo. Não tinha como resistir, porém continuei em silêncio. E pra evitar mais confusão sai da cozinha e fui pra copa, entrar na Internet um pouco.

E em frente ao PC era até fácil calar a boca. Apesar de toda a movimentação da casa, eu me desliguei de lá e foquei na telinha do monitor. Nem prestava atenção ao que se passava.

E foi justamente esse o maior erro: de tão desligado que fiquei, esqueci do meu objetivo e, a pedido do meu pai, fui ligar para a vizinha perguntar sobre horário de missa. Na hora que lembrei o telefone já estava quente no meu ouvido. Dai já tinha ferrado tudo mesmo, soltei a língua e conversei o dia inteiro.


Telefone e computador: a combinação perfeita para jogar tudo pro alto.



Tudo bem que eu não consegui, mas mesmo assim foi uma experiência interessante. Nesse pouco tempo, ouvi a mim mesmo, mergulhando em meus pensamentos e tirando conclusões sobre o que eu falaria, em vez de simplesmente falar.

E a maior conclusão de todas mesmo foi de avisar a família quando eu for fazer isso de novo. Além de desligar o telefone, é claro. Afinal, sem isso é quase impossível.

7 comentários:

  1. hoje tambem fiquei sem falar com nimguem no trabalho, nossa é estranho,eles ficavam dizendo q eu estava bravo q tinha acontecido algo (risos)
    Ficar sem falar por um dia inteiro é quase inpóssivel, vc fica falando consigo mesmo,vc tem uma vontade incontrolavel de rir, mas ae tive q atender o telefone da empresa e dizer quem era e por ae foi kkkk
    mas é bem interesante tentar fazer isso ficar sem falar

    achei q eu era o unico a tentar isso kkk

    ResponderExcluir
  2. fiz isso e consegui achei uma sensaçao maravilhosa consegui ficar sem falar o dia todo , sem balançar a cabeça negativamente ou positivamente, consegui me entender e ouvi a mim mesma :3

    ResponderExcluir
  3. fiquei 3 dias sem falar é horrivel mas até que valeu a experiencia... fazia parte da minha lista de coisas pra fazer antes de morrer :)

    ResponderExcluir
  4. Eu queria poder conseguir fazer isso �� mas já tentei e não consegui muito bem, fiquei três dias sem falar com a minha irmã e tals, mas agora quero ficar sem falar com ninguém, mas não consegui, quero ficar ��

    ResponderExcluir
  5. e falar por mensagem de celular pode?

    ResponderExcluir
  6. Vendo isso em 2017, rachei o bico, muito bom, já tentei também mas não consegui kkk

    ResponderExcluir

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!