quarta-feira, 19 de maio de 2010

O papel da educação

O caso publicado pela Agência Estado, em 18/09/09 é surpreendente. Ele relata a agressão sofrida por um garoto de nove anos por cinco colegas de classe e devido à agressão, ele foi até internado. O motivo? Ser gago.

 no_to_bullying3

Esse fato chama a atenção tanto para a intolerância com o diferente, assim como para a segurança na escola. Esta, além de informar, também tem a missão de formar cidadãos, debater assuntos importantes e quebrar preconceitos.

O fato de o garoto ser gago, assim como qualquer outra diferença que ele tivesse, não é motivo para tal violência. A diversidade entre as pessoas é o que as tornam interessantes e por ela, cada um tem algo novo a acrescentar ao mundo.

Como se não bastasse a possível negligência daquela escola ao não promover essa interação, ela ainda não toma medidas seguras para evitar a agressão. Simplesmente deixou o aluno perseguido sair pelos fundos.

A escola deve tomar medidas preventivas, promovendo a conversa e o entendimento de diversas situações. Para isso, nem é preciso falar sobre a necessidade de uma remuneração justa aos educadores e uma boa educação familiar para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!