quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dicas para planejar e apresentar Trabalhos

Numa bela sexta-feira está você em sua aula, alegremente planejando o fim de semana até que chega seu amigo nerd e diz:
- Cara! Meu trabalho tah enorme… Que tamanho ficou o seu?

E então, após essa taquicardíaca e cara de besta, você lembra:
-Puta merda, tem trabalho pra segunda…

E nessas horas, pode esquecer o churrasco com os amigos, a ida a lanchonete, o show, e até mesmo o Domingão do Faustão (pra sua sorte). O fim de semana vai ser fazendo Trabalho…

Pode ter sido em outro contexto, não em cima da hora, mas provavelmente já aconteceu isso com você, comigo, e até com o amigo nerd. Por isso, hoje pretendo dar algumas dicas que aprendi nesses quase 11 anos de estudante para planejar, agilizar e apresentar trabalhos.

Getty Images  Ah! se fosse estudar fosse feliz assim…

Como a maior dificuldade é quando o trabalho é em grupo (já que a disposição de horário, conteúdo e opinião não depende só de você), vou dirigir o foco principalmente a este.

É sempre muito útil um membro do grupo assumir a liderança, cabendo a este ser o intermediário entre as outras partes, realizar desempate de ideias e organizar o trabalho.

Além disso, nos trabalhos em grupo é de extrema importância a comunicação. Passe para os integrantes suas ideias com educação, clareza e explique os procedimentos. Também comece a desenvolver o trabalho com pelo menos uma semana de antecedência.

Parte 1: Elaboração

 

Getty Images Brinque de engenheiro: projete, planeje, organize.


Elaboração é a primeira parte do trabalho, onde é feito a pesquisa e o material de apresentação. Eu dividido em 5 partes básicas, as quais comentarei a seguir.

1-Pesquisa e estudo do assunto

Todo trabalho tem um tema e a primeira parte da realização dele é a pesquisa e o estudo. Nessa primeira parte, vale mais uma visão geral do tema para identificar os pontos principais a serem trabalhados. Ela deve ser feita por todos os membros, de preferência individualmente.

2-Organizar conteúdo e planejar slides

Aqui cabe ao líder assumir a frente e em sua casa, escolher e ideias centrais e secundárias do assunto e organizá-las em slides rascunhos. Por exemplo: se o trabalho é sobre Futebol, pode ser organizado em “História do Futebol”, “Regras e Fundamentos”, “Principais times”, etc…

3-Distribuir conteúdo

Quando o trabalho é em grupo, nessa terceira parte o líder reúne o grupo (que previamente também pesquisou o assunto), apresenta seu modelo de organização, modifica-o se necessário e distribui o conteúdo entre os integrantes.

4-Estudar assunto específico

Nas últimas séries, a tática de enrolar o professor e ler os slides deixa de funcionar, e nessa, você roda. Portanto, aqui os membros se separam para focar o estudo em seu conteúdo, escolhido na etapa 3 e aprofundar em sua parte específica.

5-Terminar slides

Depois que cada um já sabe o bem o conteúdo, o grupo reúne-se para montar a apresentação a partir dos slides rascunhos. Provavelmente, nessa parte alguns conteúdos entram, saem, outros ficam, coloca-se imagens, esquemas, etc.

Cada slide deve trazer uma idéia central acompanhada das secundárias, portanto é necessário montá-lo junto a quem vai apresentar aquela idéia específica.

Para se imaginar da importância desse processo, em pesquisa recente se chegou à conclusão de que se uma apresentação for feita sem o apoio de recursos visuais, depois de três dias os ouvintes vão se lembrar apenas de 10% do que foi transmitido. Se essa mesma apresentação for apoiada com recursos visuais, depois dos mesmos três dias os ouvintes vão se lembrar de 65% do que foi comunicado.

 

Esquema em slideExemplo de Slide. 

Os slides devem destacar informações relevantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e facilitar a memorização do conteúdo pelos locutores. Quando uma destas funções não é cumprida, deve-se rever a utilidade do slide. Lembre-se que o que deve chamar atenção é o conteúdo, e não os adereços. Ninguém quer ver um circo na projeção, igual aqueles e-mails que transbordam da nossa caixa de entrada.

Após isso, se o grupo ainda dispuser de tempo, vale a pena ensaiar a apresentação, corrigir os erros e adequar a apresentação às necessidades.

 

Parte 2: Apresentação

  É aqui que o coração acelera, as perna tremem, as mãos suam e você fica mais nervoso do que quando descobre que tem trabalho para amanhã.

O medo é uma defesa natural do organismo contra alguma situação de perigo, desde o caso em que você está sendo cassado por um urso, até nos de assaltos ou brigas de rua. Através do aumento da pressão sanguínea, dos batimentos cárdicos e fortalecimento dos músculos, elevamos nossa capacidade de fuga e de luta. Seria perfeito, se pudéssemos sair correndo da Apresentação. Como não, a adrenalina leva mais tempo para ser metabolizada e causa aqueles tormentos que todos nós já experimentamos.

Aqui a principal receita é ter o conteúdo bem estudado e ensaiado, aproveitar todas as oportunidades de apresentação em público e se autoconhecer. Com o tempo, você se acostuma, cria mais confiança em sim mesmo e perde o medo.

Algumas coisas que me ajudam:

  • Assistir a apresentação de outros grupos: isso me entretém e me mostra que nenhum trabalho é perfeito.
  • Respirar fundo algumas vezes: serve pra qualquer situação de estresse.
  • Fazer tudo o mais devagar possível: levantar com calma, abrir o arquivo sem pressa e desejar um bom dia pra turma, pois ajuda a se acalmar, dar tempo ao tempo, respirar e falar devagar.
  • Apesar de não gostar de ensaiar, pois eu perco o entusiasmo da apresentação, eu sempre me imagino explicando em mente. Isso ajuda muito mesmo.

Depois de dominar a oratória, torna-se até prazeroso apresentar. Muitas vezes a turma se envolve, pergunta, complementa e elogia. No entanto, se os olhares estão dispersos, as pessoas se mechem demais e parecem distantes, é sinal que estão distraídas. Recupere a atenção fazendo menção aos presentes, fale alguma curiosidade sobre o assunto apresentado, crie expectativas e aproxime o que você fala ao ouvinte através de exemplos.

Tão importante quanto falar, é ouvir. Portanto ouça sua turma. Procure conhecer seus interesses, resistências e desejos e utilize-se disso para tornar a apresentação mais eficaz e interessante.

Evite ruídos. Fale com objetividade, lógica e sem vícios lingüísticos (ééé, ããhhh, neh?). Lembrando que falar com objetividade é falar tudo o que deseja da forma mais curta e clara possível.

Envolva as pessoas, mantenha-se alinhado com o grupo,  posicione-se no centro da frente da sala e peça a outro integrante que passe os slides para você.

Sobre a comunicação corporal, pode ser divida em corpo, voz e fala. Estas muitas vezes passam despercebidas por nós e às vezes revelam mais coisas sobre uma pessoa do que só a fala. Resumidamente:

  • Corpo: mantenha uma expressão sorridente e tranquila, assim como uma postura ereta, de braços voltados aos locutores. Trabalhe com as mãos, fazendo símbolos ou mantendo em posição neutra (mãos sobre a outra ou cruzadas) quando couber. Manipule também a boca, os olhos e as sobrancelhas.
  • Voz: saber variar entre tons mais graves ou mais agudos de acordo com o que é dito, mantendo uma voz segura, também é muito eficaz. Não cochiche, nem grite; use um volume audível no fundão assim como agradável na frente.
  • Fala: fale com calma, quando dizer algo de raciocínio mais complexo, dê mais pausas entre uma fala e outra, mas sempre usando frases completas. Enfatize com o rosto, a mão e a voz as partes mais importantes do que fala.

Ademais pratique. Observe os apresentadores de jornais e outros professores. Coloque no papel suas características e lembre-se delas. Se você puder, grave sua apresentação e assista, identificando defeitos e acertos.

Imprima esse guia e releia antes da apresentação. Também passe para o grupo, afinal geralmente a avaliação é coletiva, e não individual. Após a apresentação, perguntar a opinião daquele critico chato da sala também ajuda muito, mas não se deixe desanimar.

Nas primeiras apresentações você se lembra muito pouco de tudo isso. No entanto, conforme anda, você vence o medo e vai adicionando qualidades. Lembro que eu, em cada apresentação acrescentava uma coisa. Hoje já juntei bastante dessas características em mim e tento desenvolve-las.

Particularmente, em cada trabalho que eu apresento, ainda fico um pouco nervoso, com mil pensamentos e uma maratona sanguínea. No entanto, após o primeiro minuto falando já fico mais confortável.

Imagem por Brocas Vetus Sinta-se um Obama lá na frente.

No geral, posso dizer que é questão de se sentir em casa, “quebrar o gelo”. Se começar a ficar nervoso, entre na brincadeira da turma, mas mantendo a ordem. Se permita fazer piada de si mesmo, pois o bom humor é um recurso que deve ser utilizado.

Boa sorte com o trabalho e aproveite a escola para o treino, pois na vida profissional, comunicação e organização tem se tornado mais que fundamental.

Abraços!

Um comentário:

  1. Essas dicas sao otimas, valeu por se dado ao trabalho de escreve-las, ajudou a mim e tenho certeza que ajudara outros tambem.

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