domingo, 20 de setembro de 2009

O que você sabe sobre a cultura nacional?

Desde o segundo semestre do ano passado tenho aula de Espanhol com uma professora chamada Luciana. Ela é divertida, sensível com os alunos, tolerante, alegre, crítica e muito erudita. Neste ano, pra preencher a casa, também tenho aula com o Leli, professor de Filosofia, que compartilha das mesmas características da Lu. E por eles, com seus comentários, com suas críticas, com suas análises e propagandas, recentemente despertei um interesse por cultura.

Imagem por: Márcia Marton, 01/06/07, em FlickrO todo-poderoso Museu do Ipiranga.


Venho buscando filmes, eventos, músicas e livros de estilos diferentes ao “de sempre”. Começando por esse Brasil, encontrei uma estrada desconhecida por muitos jovens, que me levou a uma metrópole cultural.

E nada tão atrativo quanto começar pela música, que mescla a poesia, artística e crítica, com o som, de arranjos, instrumentos e estilos diferentes. E nesse bairro, cheguei a casas do Chico Buarque a Legião Urbana, do Milton Nascimento a Rita Lee, com pinturas de MPB, Rock, Bossa Nova, Samba, Pop, entre outras.

Descobri músicas que tratam de temas como o feminismo, o conformismo popular e inclusive as drogas (aliás, Elis Regina, por exemplo, morreu de Overdose[1]). Tudo isso escrito em outros tempos, mas ainda bastante contemporâneo.
Imagem por: ProDVD Nessas horas tudo serve. Até o LP do Paizão.
Está sendo uma experiência interessante, com ruas boas e ruins, algumas gostosas de dirigir, outras nem tanto. Apesar disto, com motorista jovem, carro bom e gasolina, ainda há muita estrada para percorrer.
Me acompanha?? Bora nessa…

2 comentários:

  1. Não apenas esta postagem, mas as outras também são muito interessantes e demonstram qualidade de tema, escrita, capacidade de reflexão, maturidade... Parabéns e sucesso na vida e na rede! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obirgado João. Por esses comentários que nos motivamos para o blog, não é? Abraços

    ResponderExcluir

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!