domingo, 13 de setembro de 2009

Vendedor de Sonhos - o Messias totalmente homem da modernidade

Hoje terminei a leitura de "O Vendedor de Sonhos", de Augusto Cury. Um romance envolvente e mais do que entretivo, reflexivo. Eis aqui minha opinião.

Os personagens são bem escolhidos, representando algumas facetas da nossa personalidade: há o orgulhoso, o que fala demais e na hora errada, o ladrão (simbolizando uma dimensão maior que material), o fanático, o obsessivo, a vaidosa e a sábia.



O livro é bastante filosófico. Questiona-nos sobre os padrões de beleza, buscado excessivamente por muitas mulheres, que desenvolvem, às vezes, males como bulimia e anorexia nos que não fazem parte daquela exceção genética determinada como belo. Questiona-nos da soberania do dinheiro sobre o homem, quando na verdade o homem é quem deveria controlar o dinheiro, tratando do consumismo, do ter (em vez de ser). Questiona-nos sobre o valor da emoção e criação, que é o que nos diferencia das máquinas; que por trás de cada gerente, professor, político ou o que for, há um ser humano, com memórias e sentimentos.

A sociologia é abordada em todo o livro, já que o personagem narrador é um renomado Sociólogo. Também há espaço para a espiritualidade, sem pregar uma religião. Questiona-nos sobre a perda e o ritual de funeral, muitas vezes dominado pelo desespero em vez das homenagens ao falecido. Questiona-nos sobre a marginalização dos idosos nos asilos, nosso esquecimento do quanto ainda temos a aprender com eles e "comprar seus sonhos".

Através de um conjunto de críticas ao nosso sistema social (manicômio global, segundo o autor), o livro nos conduz por um processo de terapia, pelo reconhecimento do erro, o perdão, a domesticação da culpa, a igualdade e superação.

Acima de tudo, o livro vende e nos incentiva a vender sonhos às pessoas. A dar e ter motivos para viver a vida, e não apenas ser vivida por ela. A nos reencontrar conosco mesmo e nos conhecer melhor, tanto em sabedoria quanto à ignorância.

É uma história que vale nosso tempo, no entanto, não só o de leitura, mas principalmente o de reflexão, de pensar sobre os assuntos apresentados pelo livro e perceber, talvez até mudar nossa relação com eles.

Apesar de eu ter lido metade do livro em uma semana e a outra metade em um dia, o livro me marcou bastante e me manteve muito cativado, entusiasmado de ler.

Um abraço, e boa leitura!

8 comentários:

  1. eu li!!! apesar da gramatica cansativa e da literatura pouco produtiva o final do livro é mais do que interessante,inesperado e chocante.Fazendo com que pareça que o livro inteiro é contagiante.A curiosidade despertada pelo Mestre faz com que apesar das repetiçoes que caracterizam o livro inteiro tornem - se insignificantes na conclusao do romance.O sentimento de cautela para com as pessoas despertada pelo final unico do livro gera uma visão melhor do que chamamos de 'loucura'.Gera um respeito amplo a todos que nos parecem diferentes.Apenas diferentes,talvez pessoas surpreendentes.

    ResponderExcluir
  2. O final foi bem massa mesmo, mas eu gostei de toda a segunda metade do livro. Adoro filosofia e o livro tem bastante disto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. HAAHAHAHA' eu já lii " O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos" e também este aqui comentado. É muito bom, bem reflexivo e divertido. No segundo livro, Bartolomeu vive grandes e divertidissímos momentos com Barnabé, outro bêbado em recuperação no excêntrico grupo. Mal vejo a hora de poder ler o terceiro livro da saga O Vendedor de Sonhos.

    ResponderExcluir
  4. Legal, pretendo ler o 2º, emprestado da minha amiga. E continuar acompanhando a saga.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. to lendo o segundo livro da saga é muito bom eu mal posso esperar para ler o terceiro e eu ainda to no segundo

    ResponderExcluir
  6. Ja tenho o 2º da saga. Uma amiga já leu, eu vou começar nessas férias.

    ResponderExcluir
  7. É um livro único com personagens cativantes, cada um representa uma faceta de personalidade forma de relato da estória é fantástica.
    Estou louco para ler o terceiro livro.
    Alguém tem por aí??

    ResponderExcluir
  8. poxa, pior que não conheço ninguem que tem o terceiro. Logo eu vou atras pra mim ler tmb ;)

    ResponderExcluir

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!