quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visita à uma aldeia indígena

Ultima semana de facul. Depois de sexta> férias. Se bem que agora já  não há muito o que fazer mesmo. O que tinha que ser feito foi, o que não fiz, não fiz. Assunto pra postagem em outro lugar.

Queria compartilhar aqui um pouco do passeio de domingo. Visitamos uma aldeia indígena aqui da região metropolitana de Curitiba. Foi a aldeia Araçá-i, que está estabelecida em uma reserva em Piraquara, PR. 

Turma do Couchsurfing de Curitiba

Muitos pensamentos vieram. Sobre cultura, preconceito, politica, idiomas, importância de ritos e tradições. Bacana vê los falando em guarani entre si num país em que quase ninguém fala uma segunda língua além do português. Lá eles aprendem português apenas na escola. Antes disso, tudo em guarani.




Estava meio em incerto em como me relacionar com eles porque tinha o pensamento que eles devem ficar de saco cheio com esses "turistas". É simplesmente estranho ir pra uma aldeia observar um povo. Muito estranho. Por isso não interagi muito, tampouco eles. Exceto pelas crianças. Elas sim brincavam, eram curiosas, vinham nos assustar e tiravam foto. Afinal, criança é criança em qualquer lugar né.


Após um passeio pela aldeia e pela reserva, tivemos um momento para conversar com o Cacique. Rapaz novo, 24 anos. Muita coisa soube nos responder, algumas não. Mas a razão dele ser cacique tão cedo é que é o mais estudado, vai cursar ciências sociais na federal. Ele não deixa de ser uma liderança, mas para a maior parte das orientações, consulta-se os Pajé (líder espiritual) e uma especie de "conselho", composto pelo cacique e os mais velhos da aldeia.


Foram muitas perguntas curiosas, que não lembraria para postar aqui. Mas posso dizer que a impressão que fiquei, é que as tradições daquele povo está se perdendo. Realizam rituais de batismo, mas de casamento já não há mais. Mais reflexos desta perda se manifestaram no decorrer da conversa. Perdem também seus direitos. FUNAI? blá blá blá. Tem que cobrar. É por isso que o cacique faz faculdade.

Capivara domesticada, que por alguns instantes virou o centro das atenções
Experiência interessante. Ter contato com uma cultura primitiva, com outra língua e com pessoas diferentes. Que antes tanto habitavam esta terra, e hoje tão desconhecida por nós. Deixo vídeos abaixo de duas musicas que eles cantaram em guarani para nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!