sábado, 19 de dezembro de 2009

Caminhos para melhorar a segurança brasileira

A Copa do Mundo em 2014, assim como as olimpíadas em 2016, ambas sediadas no Brasil, trouxeram mais intensamente ao debate, algo que as estatísticas e produções culturais já confirmavam: a insegurança no Brasil. E como reverter esse quadro?


 copa-2014logo_rio_2016
Será que daremos conta?

Acredito que uma das mais importantes providências é aumentar o investimento na educação pública e restaurar os valores éticos, morais e humanos que hoje se encontram invertidos ou ausentes. Assim, com um bom caráter e condições de competir e ganhar bem, honestamente, troca-se a desculpa da “necessidade de ser bandido”, pela possível “opção” de ser bandido.

Tão importante quanto, é recuperar a integridade política e o sistema policial, pois num cenário em que quem deveria combater o crime, muitas vezes faz parte dele, torna qualquer plano e sociedade insustentável. Assim, pode-se combater com confiança os que ainda optaram pela criminalidade.

No entanto, pela imensidão e complexidade do problema, somente as autoridades não dão conta. Cabe a população mais do que a educação dos filhos e o controle pessoal. Cuidados e precauções devem ser tomadas para se evitar ser a vítima. Tem se que criar associações de moradores para buscar estratégias para combater o crime, discutir políticas, satisfazer as necessidades básicas de quem não consegue o mesmo padrão do grupo e, se for o caso, até mesmo protestos e denúncias.

Infelizmente, a violência não é algo que se resolve em 4 ou 6 anos apenas. Apesar disso, temos um grande potencial para mudar nossa vida de aposentados, assim como o futuro dos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!