quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Blog: o que é, como surgiu e porque ele vai dominar a net

Já se perguntou como surigiu o blog? Essa foi a primeira curiosidade que tive quando criei o meu. Encontrei um artigo sobre o assunto na revista Super Interessante, mas ainda restavam algumas dúvidas. Então, pesquisando mais um pouco, descobri várias curiosidades e resolvi escrever essa matéria.


Blog é uma forma de site, caracterizado por uma coluna central, compreendendo um conjunto de textos/fotos, ordenados cronologicamente (geralmente pelo artigos mais recentes), frequentemente atualizada e uma ou duas colunas laterais de links ou outros destaques.




O formato blog surgiu em 1997, quando Dave Winner deixou seu emprego de colunista na revista Wired e passou a disponibilizar seus textos em um site pessoal, onde o conteúdo era organizado por data, de modo que o artigo mais novo fosse posto em cima do outro mais velho.




Algum tempo depois, o internauta John Barger apelidou esse formato de weblog (Registro na Rede), até que em 1999, um navegante resolveu fazer uma brincadeira, dizendo “we blog” (Nós blogamos) e ai o termo blog pegou.

Porém, o fato mais importante na história do blog, com certeza foi quando Evan Williams inventou uma ferramenta de publicação para que os funcionários da sua empresa (Pyra Labs) pudessem estar atualizados sobre os projetos dos outros e chamou-a de Blogger. Mais tarde, ele disponibilizou o serviço pela internet. Em 2003, a Pyra Labs foi comprada pelo Google.




Essa ferramenta possibilitou que eu, você e qualquer pessoa, mesmo que desconhecesse HTML, pudesse criar e atualizar o próprio blog. Ou seja, o processo se tornou tão simples quanto enviar um e-mail.


Legal, vou fazer o meu também!


Em geral, existem seis usos comuns dos blogs:

1) O blog diário, onde as pessoas postam sobre si. Ex: Diário da Analy. Em geral, todos os blogs relatam um pouco da vida pessoal do autor.

2) O blog jornalístico, onde o autor posta notícias. Ex: Blog do Noblat.

3) O blog indicativo, onde quem escreve indica diversos links interessantes (ou não). Ex: Ueba.

4) O blog diversificado, onde o autor pode misturar os três gêneros de cima e postar matérias escritas por ele mesmo. Ex: Pensar Enlouquece.

5) O blog publicitário, que é uma forma de aproximar o cliente dos funcionários da empresa. Ex: Brasil Digital@Intel.

6) O blog ajuda, onde o autor oferece explicações e dicas sobre mais diversos conteúdos. Ex: UsuárioCompulsivo.

Hoje, pela imensidão que o blog tomou houve-se até falar em uma revolução blog. Segundo a Technorati (empresa que cataloga blogs), existe mais de 70 milhões de blogs e não é difícil entender porque eles se tornaram tão populares:

1)atinge um grande número de pessoas.

2)é de graça.

3)é fácil escrever suas idéias.

4)os autores mantêm uma comunidade entre si, onde um “linka” e refere-se ao blog do outro em seus artigos.


Technorati: Mais de 70 milhões de blogs estão catalogados e 120 mil são criados a cada dia.


Diferentes de outros sites, os blogs são escritos por pessoas comuns e não por jornalistas. Os autores escrevem por gostar de compartilhar suas idéias e não somente por dinheiro. Além disso, o contato que têm com os leitores pelos comentários, geralmente é muito satisfatório.

O blog também é uma ferramenta social. Seu autor, livre e independente, tem o papel de refletir sobre diversos temas e refletir envolve descrever, informar, confrontar e reconstruir. O autor guia seus leitores a ver o assunto por outras perspectivas e isso é enriquecido ainda mais com os comentários, feito pelos próprios leitores.


Vocabulário blogger:

Blogar: escrever ou editar um texto no blogger.
Blogroll: lista de blogs frequentemente acessados por uma pessoa.
Blogosfera: comunidade formada por todos os blogueiros.
Blogueiro ou bloguista: o autor do blog.

Um comentário:

Incentive quem escreve e acrescente ao assunto: comente!