sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Será que é possível recuperar uma vida? Uma breve reflexão social

Algo que ainda me frustra em Curitiba é ver a quantidade de moradores de rua existentes em cidades grandes. É realmente difícil comer, dormir aquecido e tranquilo, sem imaginar tudo pelo que essas pessoas passam. É algo que incomoda, e tenho certeza que não somente a mim.



Mas estariam as pessoas dispostas a ir além e a ajudar se houvesse uma forma efetiva? E que forma seria essa?

Durante a semana missionária pude acompanhar um projeto existente na Paróquia Bom Jesus, lá no centro da cidade. Não me lembro exatamente, mas se minha memoria não me engana é isso: de segunda a sexta-feira, eles servem um pequeno café para essas pessoas pobres: pão e chá. A unica exigencia é que os (não)moradores tenham um cadastro na paróquia, a qual também conta com uma assistente social.

Não sei se o projeto vai além, mas mesmo que vá, temos muito o que ajudar. Mas me pergunto, será que você, que está lendo isso, também quer (de alguma forma) ajudar? E indo além ainda, será que eles querem ser ajudados? Por que essas pessoas estão na rua? Por que não saem dela? Será que eles querem? Afinal, sabemos que a dependencia química muitas vezes é um problema a mais para eles. E não só isso; será que eles crêm e têm esperança neles mesmos?

Foto de um projeto do JUMAS nesse ano 

Existem muitas perguntas sem respostas ao mesmo tempo em que se existe muito a falar sobre isso. Minha vontade era ter uma conversa com a assistente daquela paróquia, e também de uma forma segura (sim, pois muitas vezes temos medo) procurar contato com aqueles que não têm mais perspectiva em suas vidas. Buscar respostas para essas e mais perguntas. E sem esquecer da principal: qual um meio efetivo de eu ajudar? Porque somos jovens, e queremos ir além. Não basta um café da tarde, queremos transformar vidas, ser transformados e viver o amor de Deus, que nos é tão bom, em forma de comunidade.

Com tantos grupos de jovens pelas igrejas, considerando que eles tenham interesse em ajudar. Considerando que também existam pessoas que possam se deixar ser ajudadas. Será que é possível recuperar uma vida e reintegrá-la com dignidade na sociedade? — com amigos, emprego, moradia, e quem sabé até fé em Deus?

Pelo menos entre meus amigos vejo muita capacidade: muitos estão formados e podem por seus dons a serviço de Deus. Outros têm um grande entusiasmo, um sorriso no rosto e um olhar que simplesmente refletem amor. Outros ainda têm conhecimento de idiomas, informática, e acesso a muita informação. Em que estamos usando tudo isso?

Tudo isso que escrevi e mais um pouco, que ainda está na minha cabeça ou que já se foi, me levam a pensar se seria possível irmos além. Não me importo com o tempo, pois o tempo é dom de Deus e só ele tem poder sobre. Mas será que temos fé suficiente para fazer tudo acontecer?

Não sei, muitas inquietações. Mas com certeza, seria lindo encontrar um lugar que uma pessoa que mora na rua pudesse tomar banho. Que pudessemos doar/comprar roupas simples, mas boas, pra ela. Que pudéssemos financiar algum curso profissional, ou mesmo capacitá-la com o que temos e nossas formações. Que pudessemos fazer um currículo e encontrar emprego para ela, e até mesmo uma simples moradia para retirá-la da rua. Que pudessemos incentivá-la e ajudá-la a recuperar sua dignidade e a viver em melhores condições.

Mas, se você leu até aqui, me diga: qual é a sua experiência sobre o assunto? Como você se sente em relação?